Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco


Conhecimento

De beleza reconhecida e exemplo de originalidade no âmbito de manufatura nacional, o Bordado de Castelo Branco apresenta dois fatores dominantes: um, de origem artística; outro, de significação económica. O primeiro manifesta a existência de uma arte própria, com estilo de feição peculiar, o segundo admite a concentração desta indústria de bordado na zona do Distrito de Castelo Branco.

É natural que se tenha fixado em Castelo Branco por ser uma região onde a cultura do linho era tradicional e onde a amoreira se dava tão bem a ponto de permitir a criação em larga escala do bicho-da-seda.

O Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco é um equipamento projetado para promover a revalorização, recuperação, inovação e relançamento do ex-libris da cidade, classificado como peça artesanal, mas que, na realidade, se assume como uma forma de expressão artística ímpar. O Centro de Interpretação oferece ao visitante um espaço que reúne antigos artefactos e os mais recentes suportes digitais/tecnológicos, num percurso que levará o visitante pelas origens do Bordado de Castelo Branco, desde a sementeira do linho à tecelagem, passando pela criação do bicho da seda e extração da matéria prima, evolução do Bordado e da técnica (pontos), bem como o enquadramento histórico e a simbologia.

Contactos

Praça Camões, 6000-116 Castelo Branco