Monsanto


Sítios com história

“Quando observado de sul (…), um imenso morro granítico surpreende por uma beleza enigmática e perplexidade que causa ao viajante. A paisagem que domina a campina da Beira Baixa é acentuadamente plana e este acidente geológico, definido por Monsanto, parece erguer-se na vertical para definir um ponto de referência e identidade de todo um vasto território. Foi certamente por este posicionamento que o lugar tem marcas de povoamento desde a Pré-História, até, ininterruptamente, aos nossos dias. Teve muitas vicissitudes ao longo dos séculos, mas o facto que lhe terá granjeado maior fama foi a sua classificação, em 1938, como aldeia mais portuguesa de Portugal, em campanha de propaganda nacional interna, levada a efeito pelo Estado Novo. É curioso como uma das mais insólitas, excêntricas, talvez, aldeias portuguesas tenha recebido tal galardão.” (Duarte Belo, Portugal - Luz e Sombra, disponível em http://www.duartebelo.com/16-luz_e_sombra/161-paginas/310-monsanto.html)

“Diz-se que subir a Monsanto é viajar no tempo – não podia ser mais verdade. (…) Do baluarte, ponto de chegada e de partida à aventura, acede-se à aldeia que aqui se instalou, progressivamente, a partir do século XV, abandonando a velha povoação ao redor do castelo que coroa a montanha.” (Paulo Longo, Revista Adufe #18, janeiro a junho de 2011, disponível em http://www.cm-idanhanova.pt/media/66399/adufe_18_web.pdf)

Em Monsanto, deixe-se encantar pelas suas ruas e ruelas, aprecie as casas construídas nos barrocos graníticos e admire a vista de qualquer um dos seus miradouros. Não deixe de visitar a S. Pedro de Vir-a-Corça, uma ermida no sopé de Monsanto, onde, reza a lenda, o eremita que vivia na gruta perto do campanário terá amamentado um recém-nascido ali abandonado com leite de corça, salvando-o da fome (Coordenadas GPS: 40.0351511-7.119303).

Contactos

Posto de Turismo de Monsanto, Rua Marquês da Graciosa, 6060-091 Monsanto
277 314 642