Papas de Carolo
Lava-se o carolo duas vezes em água limpa. Coloca-se água temperada com sal e azeite a ferver no lume. Adiciona-se o carolo e deixa-se cozer lentamente, mexendo sempre. Depois de cozido, vai-se deitando o leite aos poucos, mexendo sempre, até ficar bem cremoso. No final, adiciona-se o açúcar e deita-se para uma terrina de barro para arrefecer. Come-se frio, à colher.
Usos/Costumes associados
As papas de carolo são um doce tradicional típico de todo o território da Beira Interior Sul, mas com particular relevância em Alcains. Contam os antigos que, em 1640, toda a região foi invadida por uma praga de gafanhotos que dizimou searas de centeio, feijão, milho, e hortas. Alcains não foi exceção e os seus habitantes, depois de inúmeras tentativas infrutíferas para afugentar os insetos, recorreram à proteção divina de Nossa Senhora, Nosso Senhor e São Pedro, prometendo realizar uma festa no último fim-de-semana de Agosto, com festa religiosa no domingo. Segunda-feira era o dia do bodo das papas de milho. Alguns rapazes da vila, com os sacos de milho-miúdo e trajes de festa, dirigiam-se para os moinhos manuais. Feita a farinha voltavam à casa do festeiro. As raparigas tiravam o carolo dos sacos e separavam-no. A farinha era lavada repetidas vezes e acendiam-se na rua tantas fogueiras quantas caldeiras de papas calculadas. Depois de cozinhadas, as papas eram vazadas em cinco tabuleiros com mais de um metro de comprimento e destinavam-se às pessoas pobres e crianças da localidade.
No entanto, atualmente, as festas sofreram algumas alterações. O milho para as papas já não é miúdo e os moinhos manuais já não existem. Também a data de realização da festa já foi sendo alterada, mantendo-se, no entanto, anualmente, o assinalamento da efeméride.
Embora, hoje em dia, sejam vistas como uma iguaria típica da cozinha regional e ainda se confecionem em algumas ocasiões de festa, as papas de carolo nem sempre constituem uma opção gastronómica frequente como sobremesa. Todavia, ao contrário da crença de muitas pessoas, correspondem a um prato de elevada riqueza nutricional. Trata-se de um cozinhado que fornece grande quantidade de hidratos de carbono complexos, fornecidos essencialmente pelo carolo do milho, proteínas e cálcio do leite, vitaminas e alguns minerais importantes. Além disso, contribui com pouca gordura e contém uma quantidade de açúcar reduzida. Comparativamente a outras sobremesas, constitui um doce pouco calórico, saudável e equilibrado.
- Meio
pacote de carolo
- 1
litro de leite
- Água
- Sal
- Azeite
- 4 colheres de sopa de açúcar
Observações
Era uma sobremesa frequente em tempos idos, por não ser muito dispendiosa. Todos tinham milho branco ou amarelo, moído em moinhos movidos a água, assim como o leite proveniente de vaca ou cabra.
Modo Servir/Sugestão
Pode ser servido em taças ou terrinas pequenas.