Descrição

Batem-se demoradamente os ovos com o açúcar, o mel e a raspa de limão até se formar uma pasta uniforme, adicionando-se depois a canela e a farinha. Junta-se por fim o leite. Untam-se os caçoulos com azeite e aquece-se bem o forno. Colocam-se os caçoulos no forno e vai-se distribuindo o preparado, mexendo sempre bem para que não forme pé. Deixa-se cozer durante cerca de uma hora.

Caçoulos – tigelas de barro

Púcaro – recipiente com asa de alumínio ou barro, usado para líquidos

Crestar – operação de extração do mel das colmeias

Usos e costumes


É o doce mais típico de Proença-a-Nova e presume-se que tenha nascido na zona sul do concelho, com clima e vegetação mais propícios para a instalação de grande número de colmeias e pastoreio.

Tradicionalmente este doce era feito por altura de festejos, que podiam ser casamentos ou as festas das aldeias, principalmente após o princípio do Verão, altura em que se crestavam as colmeias. Para tal, era aproveitado o calor do forno a lenha enquanto se cozia o pão.


Dicas e Truques

  • O forno utilizado para fazer a tigelada deve ser de lenha e o caçoulo de barro deve estar a aquecer previamente (já untado com azeite) em forno muito quente, antes de se colocar a calda a cozer com o auxílio de uma concha.
  • Aos caçoulos a calda deve ser adicionada aos poucos, de forma a que a tigelada fique em flocos e evitar que, no fundo do caçoulo, fique um género de pudim. 
  • A proporção de leite, ovos e açúcar é fundamental para a receita. 


Modo Servir/Sugestão

Fresca, pode acompanhar com um fio de mel e/ou canela em pó. Serve-se essencialmente como sobremesa.

Observações


A caraterística mais distintiva da receita de Proença-a-Nova é a utilização frequente do leite de cabra e do mel.

Anualmente, existe em Proença-a-Nova uma Feira da Tigelada no mês de Julho.


Ingredientes

- 1 litro de leite;

- 2 ovos;

- 400 gr de açúcar louro;

- 1 colher de sopa de farinha;

- Mel;

- Raspa de limão;

- Canela q.b.
Sabia que?

- Sabia que o nome deste doce provém do facto de, tradicionalmente, ser cozinhado em tigelas (ou caçoulos) de barro, de tamanho médio e forma arredondada?

- Sabia que há quem, em vez de uma concha, use uma cana atada na ponta de um púcaro para deitar a calda da tigelada no caçoulo de barro?

 Estórias:

- Muito conhecida é também a Tigelada da Cortiçada, que assim se chama por ser feita com ingredientes de características muito próprias ao clima da Cortiçada, antigo nome de Proença-a-Nova, apresentando por isso um sabor único e distinto das restantes tigeladas.